Guias do Graal

A última década do século XX viu o mundo passar por transformações intensas, que têm alterado profundamente a forma como vivemos, pensamos e nos relacionamos com os outros. 

Consciente deste quadro inteiramente novo, o Frater Hélio Marques, instalado como Grande Mestre para a Jurisdição de Língua Portuguesa em setembro de 2008, adotou como uma de suas primeiras iniciativas, promover uma inteira revitalização da então Ordem Rosacruz Juvenil. A partir daí, um grupo de Fratres e Sorores têm se dedicado ao desenvolvimento de um projeto que está começando a ser implantado no Brasil: a Ordem dos Guias do Graal (OGG).

Este projeto deseja trazer para os dias atuais a essência do pensamento do Frater H. Spencer Lewis, primeiro Imperator para este ciclo: tornar o trabalho da AMORC para crianças e jovens, uma verdadeira escola, que os ajude a desenvolver seu potencial, a se relacionarem melhor entre si e a assumirem o compromisso pela construção de um mundo mais justo e solidário.

Missão da OGG

“Formar indivíduos capazes de assumir a condição de sujeitos autônomos, com plenas possibilidades de realizar todo o seu potencial individual e que nutram o sincero desejo de colocar este mesmo potencial desenvolvido a serviço de si e dos outros”.

Faixas etárias


 OGG


Novas Alegorias Ritualísticas

A OGG adota o simbolismo da Cavalaria, em especial aquela que segue a tradição da Busca do Graal.

Ao longo da sua filiação à Ordem, o jovem fará a experiência de passar por cinco Graus simbólicos. Na OGG, optou-se por realizar as alegorias de cada Grau, com a devida concessão do título ao estudante, ao final do estudo do grau. A caminhada começa pela passagem prelo “O chamado”, cerimônia que é parte de uma Convocação Ritualística regular e constitui-se no requisito básico para que se possa participar dela normalmente.