ABERTAS AO PÚBLICO
“Nada há, em toda a história da civilização e do
desenvolvimento cultural do homem, a indicar que quaisquer Leis da Natureza devam
ser sonegadas
ao conhecimento ou ao entendimento do homem” .
ao conhecimento ou ao entendimento do homem” .
(FRC Harvey Spencer Lewis)
Auxílio espiritual
A Ordem Rosacruz possui um serviço altruístico de auxílio metafísico dirigido a toda e qualquer pessoa que necessite. A solicitação pode ser feita no site da AMORC ou em algum Organismo Afiliado que ofereça esse trabalho. Após efetuar o pedido, basta que, em qualquer horário, a pessoa se recolha a um local tranquilo, por 15 a 20 minutos, e se coloque receptiva às divinas vibrações de cura e harmonização. O auxílio dura 30 dias.
Meditação aberta
Aqueles que buscam paz, relaxamento, equilíbrio podem usufruir dos benefícios da meditação. Essa prática é direcionada ao bem-estar geral do indivíduo, proporcionando diminuição do estresse, ansiedade e depressão; aumento da autoestima; melhoras na percepção e atenção; além de estímulo da criatividade, inteligência e memória. A técnica de meditação rosacruz pode lhe ajudar na ampliação da qualidade de vida e na conexão com o sagrado. Participe, procurando o Organismo Afiliado mais próximo de sua localidade. Veja os da Região BA 1. Pode acessar também os de outras regiões.
Meditação pela paz
É uma cerimônia rosacruz que emana sublimes vibrações a todo o planeta, para contrabalançar as energias negativas que pairam sobre ele. Realizada em todos os Organismos Afiliados da AMORC do mundo, no quarto domingo de junho ou data próxima, esta meditação é uma chance de se unir aos Rosacruzes em irradiação silenciosa pela paz na Terra.
Eventos culturais
Os Organismos Afiliados da AMORC possuem, em sua programação, uma agenda de palestras, cursos, oficinas e outras atividades direcionadas à comunidade, que são voltadas para integração, reflexões místico-filosóficas e qualificação profissional.
In Memorian
Cerimônia em homenagem (in memorian) a todos os rosacruzes do passado, que que deram sua contribuição ao crescimento do rosacruscianismo, e também comemorativa à construção da grande pirâmide do Egito (Quéops). A Ordem Rosacruz tem origem nas antigas escolas de mistério egípcias e considera que a pirâmide foi um templo consagrado aos rituais de iniciação. Na cerimônia In Memorian, cada pessoa presente é convidada a adicionar uma pedra à determinada estrutura, como que erguendo em conjunto uma pirâmide, simbolando a união de esforços no caminho iniciático para a elevação do ser. A atividade ocorre em todos os Organismos Afiliados, numa data próxima do equinócio da primavera (no hemisfério Sul) ou do outono (no hemisfério Norte).
Casamento rosacruz
É realizado dentro dos Templos da Ordem, mas somente após o consenso civil.
Aposição de nome
Ritual que simboliza a recepção de uma alma em um novo corpo, para o início de uma nova vida no plano terrestre. Assemelha-se ao batismo, e só pode ser realizado em benefício de filhos de Rosacruzes, até os 18 meses de vida da criança.
Ritual fúnebre
Cerimônia rosacruz realizada para os membros que passaram pela transição do mundo corpóreo para o espiritual, o que comumente é chamado de morte. O ritual é realizado de corpo presente em momento que antecede o sepultamento ou cremação.
Convenções
São momentos de grande harmonia e integração que reúne rosacruzes e amigos da AMORC em atividades culturais e meditativas. As convenções ocorrem em diversas abrangências: internacional, nacional, regional e interregional.
PARA ROSACRUZES
Ad Rosam Per Crucem
Ad Crucem Per Rosam
“...ser companheiro de jornada é saber que não nos dirigimos
para o 'fim', mas para um constante reinício.”
(FRC Hélio de Morais e Marques)
Rituais de Templo
Rituais de Pronaos
Os rosacruzes que estão estudando as monografias dos Graus de Atrium participam de convocações ritualísticas de Pronaos. Após os estudos dessa classe, podem se iniciar ao primeiro dos 12 Graus de Templo.
Rituais da OGG
A Ordem Guias do Graal, voltada para jovens de 06 a 18 anos, têm rituais específicos, inspirados no simbolismo da Cavalaria, em especial aquela que segue a tradição da Busca do Graal.
Rituais Martinistas
Os membros da Tradicional Ordem Martinista - TOM reúnem-se em reuniões chamadas de "Conventículos Martinistas", onde são estudados os manuscritos correspondentes ao grau do conventículo. Os Graus Martinistas são: Associado, Iniciado e Superior Incógnito (SI). Depois, os membros são admitidos no Círculo dos Filósofos Desconhecidos (CFD).
Iniciações
É um rito, cerimônia ou processo pelo qual o indivíduo é
apresentado a um conhecimento especial. Para entrar em cada Grau de Templo,
os membros passam por rituais de iniciação. As antigas iniciações nos mistérios
objetivavam revelar, em forma dramática, uma gnose ou sabedoria secreta ao
candidato. Essas iniciações, geralmente, eram divididas em quatro partes, cada
uma consistindo de um rito solene. As iniciações rosacruzes são dessa natureza.
Reuniões administrativas
Os Oficias Administrativos e demais membros são convocados para reuniões mensais para discutirem assuntos fiscais, burocráticos e de manutenção do Organismo Afiliado.
Conselho de Solace
É constituído por rosacruzes que fazem todos os dias um trabalho especial com o objetivo de levar auxílio matafísico a todos aqueles que dele necessitem. O trabalho consiste em desencadear e canalizar vibrações espirituais, segundo leis místicas reveladas nos ensinamentos da Ordem. Essas leis não têm ligação com práticas mágicas ou ocultas, ao contrário, assentam-se em princípios naturais, que os iniciados, desde a antiguidade, conhecem e aplicam a serviço da humanidade.
Erin
O Encontro de Recolhimento Interior - Erin é uma atividade de convivência mística entre os membros, que, por alguns dias, se reúnem em local apropriado para retiro espiritual, visando o aperfeiçoamento pessoal, através de práticas de harmonização, reflexão e silêncio. Há vivências individuais e em grupo, com orientação.
Encontros
Os rosacruzes da Classe de Artesãos, Martinistas e da Ordem Guias do Graal costumam ser convidados para encontros nacionais, e porventura regionais, para atividades próprias, que visam proporcionar momentos de confraternização, enlevo e trabalho espiritual para a humanidade.
Os rosacruzes da Classe de Artesãos, Martinistas e da Ordem Guias do Graal costumam ser convidados para encontros nacionais, e porventura regionais, para atividades próprias, que visam proporcionar momentos de confraternização, enlevo e trabalho espiritual para a humanidade.